25 abril 2011

Notas Sobre a Perfeição

…Se você não é perfeito, aprenda... Se você se acha perfeito, perceba que existem pessoas melhores...

I see trees of green, red roses too.
I see them bloom for me and you.
And I say to myself what a wonderful world

***

“Hoje eu preciso lhe contar um segredo... Algo que faz parte de mim, mas não me pertence por direito, e sim por ganância...

Algo tão profundo e precioso, que, mesmo com o passar dos dias no calendário, nunca perderei, destruirei ou deixarei de amar... Esse segredo deveria ser seu, e com ele, toda a sorte de pedidos e negações, de lágrimas e sorrisos...

Não sei por onde começar... Nem o começo me basta como desculpa... As palavras escapam das vírgulas e acabo por tropeçar nos pontos finais... Perdoe-me... Essa é a única coisa que lhe peço, antes de viajar pela narrativa dos fatos...

Nunca almejei sequer uma moeda de cinco centavos, não faz bem pra alma sentir inveja, não faz bem pra mente devorar, com os olhos, o que não lhe pertence... Mas, eu caí na tentação... Deixei os anéis escorregarem de meus dedos, perdi o controle, fui longe demais e, ultrapassei a linha do bom senso.

Invadi seu espaço, furtei sua tranqüilidade... E agora...

...eu sou perfeito...

Não negarei que sou perfeito, que criei um mundo onde a lei remanescente é a perfeição. O que posso dizer? Sou obcecado por isso, essa é uma das minhas grandes qualidades.

Contudo, sempre há culpados...

...E você é um deles... Sempre me esnobando com seus superdotes e as suas supermaneiras de viver feliz e rico, e saudável, e limpo... E perfeito...

Droga, mesmo quando criancinha, eu me sentia ridicularizado pelo seu jeito What A Wonderful World de viver... Não pude superar o trauma, meu sangue todo fervia por essa idéia tão presente em seus olhos... E, resolvi, sem mais nem menos, roubar essa tal perfeição... Devo admitir que gostei muita dela... E hoje sou um dependente, um viciado, tal como os viciados em maconha, heroína...

“... Sou vidrado por tudo perfeito...”

***

I see skies of blue and clouds of white.
The bright sunny days, the dark sacred nights,
and I say to myself what a wonderful world.


***

Numa cidadezinha, no interior de um distrito, as pessoas eram alegres. Sorriam muito, acenavam a cabeça, cumprimentavam uns aos outros, lembravam-se dos nomes de todos, caminhavam de maneira impecável...

Era lindo, um mundo sem desconfiança, sem brigas, sem poluição sonora ou visual... As garçonetes, dos restaurantes, sabiam exatamente o que cada um pediria. Os banqueiros tinham uma noção, exata, da quantia que o cliente iria sacar, no banco. Os farmacêuticos tinham a dose necessária de qualquer remédio...

As mulheres eram ótimas donas de casa. Os homens, ótimos provedores. Os filhos, adoráveis criaturas, que não respondiam aos pais...

Os cachorros só latiam se houvesse ladrão, mas não havia roubos lá...

Os policiais eram incorruptíveis, o prefeito era gentil, o pároco muito honesto, os fanáticos religiosos sempre muito ponderados...

As estações eram muito lindas: a primavera com seu ar de harmonia, o verão esbanjando vida, no outono as folhas secas ganhavam brilho, magia e, no inverno o céu azulado e frio resplandecia... Não havia um só dia em que as intempéries da natureza deixassem o mistério de sua plenitude...

-Oi, prefeito Timóteo!

-Boa tarde, madame Joana. Como vai o Ricardo?

-Muito bem, obrigada! E sua esposa?

Todos assumiram um método voyeur neoclássico, menos ultrapassado, mais distante... Pois, apesar das perfeições, as pessoas ainda se diferenciavam pelo olhar vazio, o rosto apático, uma fachada mal feita de uma ilusão temporária...


***

The colors of the rainbow are so pretty in the sky.
Are also on the faces of people walking by.
I see friends shaking hands sayin' "how do you do?”
They're really saying "I love you".


***

“Eu nunca quis te machucar, essa nunca foi minha intenção... Se o magoei quando pequeno, por favor, me perdoe também Essa historia de perfeição, de esnobar e... Isso não existiu, eu e somente eu, sei quantas vezes falhei ao tentar lhe impressionar, ao tentar me impressionar...

Sou antítese da calma, o contraponto da esperança, a desilusão da vitória, sou um verdadeiro fracasso... E agora, mais do que nunca, me sinto um lixo... “Foi uma troca injusta, errada, porque eu causei esse problema, que agora é seu também.”

“Não se culpe, eu aceitei toda a situação muito bem! E sim, foi uma troca justa... Você me deu sua perfeição e, eu te dei minha sanidade... Onde está o erro? Rio só de pensar que... Que...

É hilário, cômico. Fantástico. Insensato...

Perfeito!”

***

Apesar da falsidade vivida pelos moradores da cidade pequena, nada nem ninguém poderiam perturbar a ordem vigente... Até que um dia, apareceu um sujeito mal vestido, mal encarado, mal olhado...

Daí em diante, foi desencadeado um efeito dominó. A população, em estado de catástrofe, começou a tomar providências... Não havia uma só pessoa que discordasse das ordens do prefeitinho quanto ao tema: cuidado com o forasteiro...

...Uma bela noite, quando todos pensavam em recostar suas cabecinhas no travesseiro e dormir, sonhar... Um barulho sobressaltou uma vizinha já velhinha, coitadinha, toda cheinha de rugas, com fofocas na ponta da língua...

...E nesse instante ela surtou... Pegou seu pequeno revólver prateado, carregou-o e, sem pensar duas vezes, saiu noite afora...

-Quem está aí?- disse com sua voz rouca... A voz também parecia ser enrugada...

...Silêncio...

-Quem está aí? Responda!- a essa altura, alguns vizinhos haviam acordado... - Se voc... Ahahahahhaahahahah- ela foi surpreendida por um vulto alto e maltrapilho...

PLIM, PLIM, PLIM...

Três tiros.

Um alvo.

Uma morte.

Um escândalo...

O prefeito chegou o mais rápido que pôde, afinal, ele era gordinho e baixinho, portanto, ele não era atlético...

-Tudo bem, tudo bem... O pior já passou agora ele não nos oferece risco nenhum...

E, naquele vilarejo sem dono e sem endereço, as pessoas sentiram o significado de perfeição, uma coisa que, sem dúvida, não os cabia, nem os rotulava... Era mais uma palavra, mais um vocábulo retorcido e gasto...

E, o prefeito ficou a consolar a velhinha, os senhores, despertos, davam um jeito no cadáver indesejado, as outras donas de casa faziam uma roda em volta da boa samaritana e de seu consolo gorducho, as crianças choravam. Logo, a vida voltaria às ordens de sempre...

...Realmente, o pior havia passado...


***

I see babies cry,I watch them grow,
they'll learn much more than I'll ever know.
And I think to myself what a wonderful world.


***

“Acho melhor você descansar...”

“Não, eu quero estar acordado quando acontecer... Quero sentir na pele...”

“Certeza que é isso que você deseja?”

“Certeza absoluta... É isso que eu mais quero... No momento... Afinal, vai ser apenas um choquinho, não é?”

“Não, vai ser uma injeção na veia... Talvez você sinta uma picadinha, nada além... Por quê? Algo lhe assusta?”

“Não. Na realidade assusta sim… Sim... E se... Apenas se... Eu não for perfeito?”

***

Yes I think to myself what a wonderful world.
And I think to myself what a wonderful world

2 comentários:

  1. impressao minha ou voce mesmo admite, no exemplo da cidadezinha, que perfeição é hipocrisia? se defende, eu concordo.. e é verdade mesmo na analise mais rasa: se voce se acha perfeito, entao nao é modesto, eis um defeito. perfeição só depende do ponto de vista

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaah, e eu acho essa musica uma graça
    tocava em chocolate com pimenta, uma das minhas novelas preferidas! [acredita que eu tenho novelas preferidas? chocolate com pimenta e alma gemea]

    ResponderExcluir